domingo, 19 de maio de 2013

Acentuação gráfica: regras e exemplos



Antes de aprender como funciona a acentuação gráfica, é importante entender alguns dos termos utilizados na Língua Portuguesa.



Sílaba



Vogal ou conjunto de fonemas que se pronunciam numa só emissão de voz.
Toda sílaba na Língua Portuguesa possui uma vogal.


As sílabas podem ser classificadas como:


Átona: Pronunciada com menor intensidade. 


Tônica: Pronunciada com maior intensidade.


Encontros Vocálicos

Ditongo - duas vogais em uma única sílaba (não se separam).

  • 
Exemplo: oi, saudade, frei.

Tritongo - três vogais em uma única sílaba (não se separam).
  • Exemplo: Paraguai, Jóquei.

Hiato - duas vogais em sílabas vizinhas. 

  • Exemplo: saúde, coordenar, faísca.


Classificação quanto ao número de sílabas




Monossílabo: vocábulo formado por uma só sílaba. 

  • Exemplo: mar, eu, é.

Dissílabos: vocábulo formado por duas sílabas.
  • Exemplo: dedo, café, baú.

Trissílabos: vocábulo formado por três sílabas. 

  • Exemplo: príncipe, lâmpada, óculos.

Polissílabos: vocábulo formado por quatro ou mais sílabas. 

  • Exemplo: maravilhoso, atropelamento, estúpido.

A acentuação


Monossílabos Átonos



 Nunca são acentuados graficamente. 

  • Exemplo: o, a, os, as, um, uns, me, te, se, lhe, lhes, nos, que, com, de, por, sem, sob, mas, nem, e.

Acentuação Tônica



Toda palavra tem uma sílaba que é pronunciada com mais intensidade que as outras.
Essa sílaba é chamada de sílaba tônica.
A sílaba tônica pode ocupar diferentes posições e, de acordo com essa colocação, ser classificada como: oxítona, paroxítona, proparoxítona e monossílaba tônica.

Monossílabos Tônicos: acentuam-se os que terminam em a(s), e(s), o(s). 



  • Exemplo: pó, fé, nós, vós, dá.




Os dissílabos, trissílabos e polissílabos tônicos


OXÍTONAS

    Sílaba tônica na última sílaba. 

  • Exemplo: café, ralé, oposição, aparar.

São acentuados os oxítonos terminados em:

- A(s): sabiá
- E(s): café
- O(s): cipó

Todas as palavras oxítonas terminadas em “em (éns)” recebem acento agudo se tiverem mais de uma sílaba: recém, parabéns.

Atenção! Não são acentuados: 
  • Exemplo: juiz, raiz, Raul, ruim, caiu



PAROXÍTONAS

 Sílaba tônica na penúltima sílaba. 


Exemplo: cônsul, fusível, vulnerável, falo, escuto, mesa, cadeira, felicidade.




São acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em:
- ão(s): bençãos
- ã(s): ímã
- ei(s): vôlei
- i(is): lápis
- us: Vênus
- um: álbum
- uns: álbuns
- r: caráter
- x: tórax
- n: hífen
- l: túnel
- ons: prótons
- ps: bíceps

Os paroxítonos terminados em “a”, “e” e “o” seguidos ou não de “s” e em “em (ens)” não são acentuados.
Ex: fora, ele, bolos, ordem

Os prefixos terminados em “i” (semi) e “r” (super) também não recebem acento.

As palavras paroxítonas terminadas em ditongo (duas vogais na mesma sílaba) são acentuados.
Ex: se-cre-tá-ria, á-gua, tê-nue, núp-cias, fa-mí-lia

Caso a palavra termine em hiato (duas vogais em sílabas separadas), não haverá acento.

Ex: se-cre-ta-ri-a, ele ma-go-a, ele a-ve-ri-gu-a, ne-crop-si-a, ele in-flu-en-ci-a
“Tu côas”, “ele côa” são os únicos hiatos que recebem acento.


PROPAROXÍTONAS

 Sílaba tônica na antepenúltima sílaba.



Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Ex: máquina, tímido, fábrica, histérico.


Casos especiais



1. Acento Diferencial



Os acentos diferenciais só existem para os verbos Pôr, ter, vir e poder.


Vamos pôr aquela música.


Vamos por este caminho.
Eles têm medo de escuro.

Ele tem medo de escuro.
Elas vêm amanhã pela manhã.
Ela vem amanhã pela manhã.
Ele pode ir te buscar.

Ele não pôde ir te buscar.

2. Til 
Usado sobre "a" e o nasais:

não, vão, cãs, cãibra (ou câimbra), mãe, afã, ímã, fã;

nas formas verbais de pôr e seus compostos (põe, põem, depõe, compõem).


3. Trema



Na nova ortografia, o trema não é mais utilizado. Exceto para palavras estrangeiras ou nomes próprios.

4. Palavras compostas com elementos separados por hífen



Cada um tem autonomia fonética, morfológica e gráfica, seguindo as regras gerais:


anglo-itálico recém-chegado pós-homérico pré-história.


Obs.: Os prefixos anti, semi, super, circum, inter, nuper e arqui não são acentuados.





5. Abreviaturas


O acento original se mantém:


página = pág.

século = séc.

6. Formas verbais 

Considere cada parte como um todo e siga as regras gerais: 



amá-lo = oxítono terminado em a + monossílabo átono 


desejá-lo-íamos = oxítono terminado em a + monossílabo átono + proparoxítono

Perceba que as formas verbais terminadas em a recebem acento agudo e as terminadas em e e o, acento circunflexo.

resolvê-las-ias; predispô-los-ão; compô-la-ei; compô-la-ás; pô-lo-íeis; desejá-lo-íamos.


Fonte: www.mundovestibular.com.br


           www.infoescola.com


1) São acentuadas graficamente pela mesma razão as palavras da opção:

a) há - até - atrás
b) história - ágeis - você
c) está - até - você
c) ordinário - apólogo - insuportável
c) mágoa - ícone - número

2) A alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico é:

a) cadaver-modelo-todo-vezes
b) toda-flui-orgão-fossil
c) governo-juri-juriti-cutis
d) garoa-armazens-polen-caju
e) item-polens-rubrica-erro

3) A alternativa em que todas as palavras têm acento gráfico é:

a) para-brisa - perdoe - enjoo - preveem.
b) pudico - polen - pensil - miudo.
c) ruim - heroina - sutil - interim.
d) xicara - pode(passado) - hifen - pera (substantivo).
e) trofeu - coroneis - afoito - carencia.

4) Assinale a palavra que não se acentua segundo a regra das demais:

a) também.
b) espécies.
c) início
d) centenárias.
e) mistério.

5) A única palavra indevidamente acentuada é:

a) álcali.
b) azáfama.
c) bátega.
d) azíago.
e) crisântemo.

6) A palavra que pode ser enquadrada em duas diferentes regras de acentuação é:

a) estratégia.
b) abençôo.
c) límpido.
d) refém.
e) pajé.

7)  Há erro de acentuação num dos conjuntos seguintes:

a) grátis, jibóia, juriti, altruísmo 
b) aqui, Nobel, também, rubrica 
c) apóio, item, espelho, tênue 
d) ávaro, íngreme, trégua, caráter 
e) circuito, boêmia, ínterim, Nélson.

8) Analisando as palavras: 1. apóiam, 2. bainha, 3. abençoo, notamos que está/estão corretamente grafada(s):

a) apenas a palavra n.º 1 
b) apenas a palavra n.º 2 
c) apenas a palavra n.º 3 
d) todas as palavras 
e) n.d.a.

9) Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.

a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós.

10) Assinale a alternativa correta

a) Não se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo, porque há palavras homógrafas com pronúncia aberta
b) Não se deve colocar acento grave no a do contexto: Fui a cidade
c) Não se deve colocar trema em palavras como tranquilo, linguiça, sequência
d) Não se deve colocar trema em palavras derivadas como avozinho, vovozinho
e) O emprego do trema é facultativo.

11) Todas as palavras abaixo admitem dupla prosódia, exceto:

a) acróbata.
b) sóror.
c) íbero.
d) hieróglifo.
e) xérox.

12) (CESPE - 2012 - TJ-AC - Conhecimentos Básicos) As palavras “negligência”, “reservatórios”, “espécie” e “equilíbrio” apresentam acentuação gráfica em decorrência da mesma regra gramatical.

 (  ) Certo       (  ) Errado

13) (CESPE - 2010 - Caixa - Técnico Bancário) O acento que distingue a forma verbal 'é' da conjunção 'e' estabelece diferença morfológica, gráfica e fonética, tal como ocorre com pôr e por.

14) (CESPE - 2008 - Banco do Brasil) O acento circunflexo em "pôde" indica que, além de a pronúncia da vogal ser fechada, como em ovo, por exemplo, o verbo está no pretérito.

(  )  Certo      (  ) Errado

15) (CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos) Os vocábulos “jurídicas”, “econômicas” e “físico” recebem acento gráfico com base em regras gramaticais diferentes.

(  )  Certo       (  ) Errado

16) (CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo) As palavras “pó”, “só” e “céu” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

(  )  Certo       (  ) Errado

17) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó –avô – pajé – café – jiló
b) parabéns – vêm – hífen – saí – oásis
c) vovô – capilé – Paraná – Lápis – régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, imã, ipê, abricó.

18) Quanto a acentuação:

1. Voo, pessoa, amêndoa, garoa
2. Guarani, urubu, álbuns, lápis.
3. Caracteres, cadáver, açúcar, raiz.
4. Desdém, troféu, baú, júri.
5. Jovem, nuvem, éden, órfão.

a) Estão corretas 1 e 4.
b) Estão corretas 2 e 5.
c) Está correta somente a 3.
d) Todas estão corretas.
e) Nenhuma está correta.

19) Em que série nem todas as palavras se acentuam pelo mesmo motivo:

a) juízo, aí, saíste, saúde
b) poética, árabes, lírica, metáfora
c) glória, apóia, série, inócuo
d) réptil, fêmur, contábeis, ímã
e) assembléia, dói, papéis, céu

20) Assinale a série cuja acentuação gráfica se justifique da mesma forma que em: baiúca - ônus - apóio.

a) viúvo, ônibus, pastéis
b) vírus, hífen, jibóia
c) centopéia, Garibáldi, caí
d) egoísmo, Quéops, escarcéu
e) lápis - vôlei - girassóis.

21) (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:

a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?
e) Veranópolis é uma cidade que não para de crescer.

22) (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".

a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento.

23) (BB) Monossílabo tônico:

a) o
b) lhe
c) e
d) luz
e) com

24) (BB) Não leva acento:

a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

25) (UF-PR) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

26) (FCC) As palavras que recebem acento gráfico pela mesma razão que o justifica em vários, são

a) estômago e provável. 
b) ocorrência e predatório. 
c) influência e insaciável. 
d) marítimas e também. 
e) número e até. 

27) (FCC) As palavras acentuadas pela mesma razão que justifica os acentos na expressão domínio
econômico, são 

a) história notável. 
b) trânsito difícil. 
c) prejuízo público. 
d)) experiência política. 
e) heroísmo extraordinário.

28) (FCC) A mesma regra que justifica a acentuação no vocábulo início aplica-se em 

a) técnica. 
b) idéia. 
c) possível. 
d) jurídica. 
e)) vários.

29) Quanto ao acento tônico, um dos conjuntos abaixo é formado de palavras com a mesma classificação. Assinale-o.

a) tênis, importância, trágico, Fábio.
b) até, marginal, convém, poderá.
c) já, par, lhes, uma.
d) modesto, pensasse, primeira, alimentar
e) símbolo, públicas, responsáveis, advertências.

30) A frase que apresenta erro de acentuação é:

a) As espécies animais sacrificadas em experiências científicas devem, conforme o caso, ser repostas.
b) Os chamados autotransplantes mantêm freqüentemente a vida do indivíduo.
c) Fiéis a suas posições, cientistas sairam às ruas em protesto contra o corte de verbas para pesquisa.
d) Para o estudo do funcionamento dos órgãos, foram utilizados protótipos.
e) É bastante provável que hipóteses científicas hoje consideradas meros vôos da fantasia sejam amanhã 
defendidas com veemência.

31) Associe as colunas, relacionado a razão da acentuação e a correspondente palavra do texto.

1- oxítona 
2- paroxítona 
3- proparoxítona 
4- ditongo aberto 
5- hiato 

( ) européias 
( ) teríamos 
( ) construídos 
( ) responsável 

A alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

a) 3-1-2-5.
b) 4-2-3-1.
c) 4-3-5-2.
d) 5-2-4-1.
e) 5-3-4-2.

32) Qual das seguintes palavras perderia o acento gráfico se fosse passada para o singular?

a) Cenários.
b) Raízes.
c) Automóveis.
d) Indústrias.
e) Países.

33) (SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA/RJ – 2010 – ESAF) 1 - Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam corretamente grafadas.

a) pudico – decúbico
b) rúbrica – déficit
c) impecílio – hojeriza
d) disenteria – privilégio
e) possue – discreção.

34) (PETROBRÁS – 2011 – Cesgranrio) Em relação às regras de acentuação gráfica, a frase que NÃO apresenta erro é:

a) Ele não pode vir ontem à reunião porque fraturou o pé.
b) Encontrei a moeda caida perto do sofá da sala.
c) Alguém viu, além de mim, o helicóptero que sobrevoava o local?
d) Em péssimas condições climaticas você resolveu viajar para o exterior.
e) Aqui so eu é que estou preocupado com a saúde das crianças.

35)  (TÉC. ADMINSTRATIVO UFRJ – 2011 – NCE/UFRJ) Assinale a alternativa em que a lacuna abaixo deve ser preenchida com a primeira das palavras entre parênteses.

a) Cansado, pensou em ________ as malas no chão. (arrear – arriar)
b) O juiz pretendia ________ o requerimento. (deferir – diferir)
c) Tomás Antonio Gonzaga foi _________ para a África. (degradado – degredado)
d) Contava com a ________ de todos para evitar o escândalo. (descrição – discrição)
e) A quantia transportada pelos marginais era _________ (vultuosa – vultosa)

36) (TRE/PA – 2011 – FGV) 5 – Assinale a palavra que tenha sido acentuada seguindo a mesma regra que distribuídos.

a) sócio
b) sofrê-lo
c) lúcidos
d) constituí
e) órfãos

37) (TJ/SP – 2010 – VUNESP) 3 - Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuações de: década, relógios, suíços.

a) flexíveis, cartório, tênis.
b) inferência, provável, saída.
c) óbvio, após, países.
d) islâmico, cenário, propôs.
e) república, empresária, graúda.

38) (UEMA) Nenhuma oxítona deve ser acentuada:

a) Bauru, juriti, tatu Jundiai
b) aqui, chuchu, Embu, Jau
c) caju, Iguaçu,, caqui, saci
d) Itu, Tramandai, colibri, angu.

39) (Fac. Med. Itajubá) Os dois vocábulos de cada item devem ser acentuados graficamente, exceto:

a) (     ) hervivoro – ridiculo
b) (    ) logaritmo – bambu
c) (     ) miudo – sacrificio
d) (     ) caranauba – germen
e) (     ) Biblia – hieroglifo

40) Analise os vocábulos abaixo agrupando-os de acordo com as regras de acentuação:

África – fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá - armazém - lâmpada.

41) (CESCEM) Sob um ….. de nuvens, atracou no ….. o navio que trazia o ….. . 

a) veu, porto, heroi
b) veu, pôrto, herói
c) véu, pôrto, heróis
d) véu, porto, heroi
e) véu, porto, herói.

42) (UFC 2010) Cada alternativa a seguir apresenta um trecho de Memórias póstumas de Brás Cubas em que há a presença do acento grave. Assinale a única em que o acento grave está empregado pela mesma razão por que foi usado em “desde o emplasto de Brás Cubas / à solda da opinião” (versos 56-57).

a)  “Creio que prefere a anedota à reflexão”.
b)  “Vejo-a assomar à porta da alcova, pálida, comovida”.
c)  “Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira”.
d)  “O que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar”
e)  “Fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce ‘por pirraça’”.

43)  (UDESC 2009) Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica.

I – Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo.

II – Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi.

III – A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil.

IV – Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade.

V – A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas.

Assinale a alternativa correta.

a)  Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b)  Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
c)  Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
d)  Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
e)  Todas as afirmativas são verdadeiras.

44) ( FCC – 2012 – TST – Analista Judiciário – Taquigrafia / Português / Acentuação gráfica;  )
Segundo os preceitos da gramática normativa do português do Brasil, a única palavra dentre as citadas abaixo que NÃO deve ser pronunciada com o acento tônico recaindo em posição idêntica àquela em que recai na palavra avaro é:

a) mister.
b) filantropo.
c) gratuito.
d) maquinaria.
e) ibero.

45) (FCC- Agente Penitenciário)Todas as palavras recebem acento pela mesma razão que o justifica em tendência na alternativa

a) fenômeno, aconselhável, espécie.
b) vítima, Taubaté, trajetória.
c) propício, públicos, fácil.
d) presídios, secretário, providências.
e) jóias, trânsito, específicas.

46) (UFF-RJ) Só numa série abaixo estão todas as palavras acentuadas corretamente. Assinale-a:

a) rápido, séde, côrte 
b) ananás, interim, espécime
c) corôa, vatapá, automóvel
d) cometi, pêssegozinho, viúvo
e) lápis, rainha, côr.

47) (CORREIOS / CONESUL) A palavra ruído é acentuada pela mesma regra que acentua:

 a) silêncio.            b) alguém.          c) etérea.              d) onomatopéica.          e) baús.  

48) (FCC - Fundação Carlos Chagas) A única série de palavras corretamente acentuadas é: 

a) hieróglifo - javanês – lingüística – uturú. 
b) sósia – dá-lo – órgão, - vêzes.
c) gás – pôde – fusível – retrós. 
d) jibóia – viés – fa-lo-á – construí-lo.

49) (Med. Barbacena-MG) Assinale a opção em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de “alguém”, “inverossímil”, “caráter”, respectivamente:

a) hífen, também, impossível
b) armazém, útil, açúcar
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

50)  (Fuvest-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas.

a) Tietê, órgão, chapéuzinho, estréia, advérbio
b) fluido, anzóis, Tatuí, armazém, caráter
c) saúde, melâúcia, gratuíto, amendoim
d) inglês, cipó, cafézinho, útil, Itú
e) canôa, heroismo, crêem, Sergípe, bambú

51) (Mackenzie) Indique a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

a) lapis, canoa, abacaxi, jovens,
b) ruim, sozinho, aquele, traiu
c) saudade, onix, grau, orquidea
d) flores, açucar, album, virus,
e) voo, legua, assim, tenis

52) (INSPER 2007) O texto a seguir foi extraído da seção “Barbara responde”, na qual a irreverente jornalista se propõe a “esclarecer” as dúvidas dos leitores. Leia-o com atenção.

RIGOR GRAMATICAL
“Aprendi que oxítonas terminadas em ‘i’ e ‘u’ não são acentuadas. Mas, e aquele banco cujo nome é oxítono e termina em ‘u’ acentuado, por que ele pode?”
                                                                                                                                                    Pasquala
Pascácia
Sei, sei. Quer dizer que você compareceu à aula das oxítonas, mas perdeu aquela que ensinava que com nome próprio cada um faz como bem entende, né, madame?
(Revista da Folha, 25/03/2007)

Analisando a pergunta da leitora e a resposta da jornalista, e considerando as regras oficiais de acentuação gráfica, é possível concluir que

a) A palavra em questão — Itaú — não é oxítona, mas proparoxítona. Segundo as regras de acentuação gráfica em vigor, todos os proparoxítonos são acentuados.
b) Embora a palavra seja realmente oxítona, a razão pela qual ela é acentuada é outra: acentuam-se as letras “i” e “u” quando formarem hiatos tônicos, sozinhos ou acompanhados de “s”.
c) Trata-se de uma exceção à regra. O mesmo ocorre com a palavra “Pacaembú”.
d) A resposta da jornalista está correta, uma vez que um fato semelhante ocorre com a grafia de seu nome,que deveria ter acento agudo: Bárbara.
e) A palavra recebe acento agudo por ser uma paroxítona terminada em “u”.

53) (ITA-SP) Assinale a alternativa em que todas as palavras podem estar corretas quanto à acentuação gráfica.

a) seco, sozinhas, récorde, contens, rebôos, pêlos.
b) pára, pôr, vêm, côas, provém, contém.
c) pêlo, pélo, pêras, póde, argúem, avaros.
d) pélo, intervém, têm, íten, reúnem, corrói.
e) vem, averigúem, pôde, esfíncter, heroína, pospôr

54) (Unifenas-MG) A mesma regra de acentuação que vale para rápida vale também para:

a) mutável, estaríamos, vírgula, admissíveis.
b) vírgula, simbólica, símbolo, hieróglifos.
c) ortográfico, colégios, egípcios, língua.
d) básicos, difícil, colégios, língua.
e) português, inglês, símbolos, língua.

55) (UM-SP) Assinale a única alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

a) bonus, tenis, aquele, virus.
b) repolho, cavalo, onix, grau.
c) juiz, saudade, assim, flores.
d) levedo, carater, condor, ontem.
e) caju, virus, niquel, ecloga.

56) (UFES) O acento gráfico de "três" justifica-se por ser o vocábulo:

a) Monossílabo átono terminado em ES.
b) Oxítono terminado em ES.
c) Monossílabo tônico terminado em S.
d) Oxítono terminado em S.
e) Monossílabo tônico terminado em ES.

57) (F.C.Chagas-RJ) Até ........ momento, ........ se lembrava de que o antiquário tinha o ......... que procurávamos.

a) aquêle – ninguém – baú
b) aquêle – ninguém – bau
c) aquele – ninguem – baú
d) aquele – ninguém – baú
e) aquele – ninguém – bau.

58) (ITA-SP) O acento gráfico das palavras pudico, interim, aerolito, aerodromo, foi, aqui, caso ocorra, propositadamente eliminado. Quanto ao acento tônico sua respectiva classificação é:

a) paroxítona – paroxítona – paroxítona – paroxítona
b) paroxítona – proparoxítona – proparoxítona – proparoxítona
c) proparoxítona – proparoxítona – proparoxítona – proparoxítona
d) paroxítona – proparoxítona – proparoxítona – proparoxítona
e) paroxítona – oxítona – paroxítona – proparoxítona.

59) (FCMS-SP) O _______ era grande. Os exportadores de _______ tentavam, inutilmente, _______.

a) prejuízo – têxteis – reduzi-lo
b) prejuizo – tésteis – reduzi-lo
c) prejuizo – têxteis – reduzí-lo
d) prejuizo – têxteis – reduzí-lo
e) prejuízo – texteis – reduzí-lo.

60) (TRF-RJ) Dos conjuntos dos vocábulos abaixo, o único em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuação gráfica a que obedecem os acentos de indivíduo e contínua é:

a) tênue, mútuos, história
b) cárie, oblíquo, substituí
c) pastéis, heróis, Pádua
d) Icaraí, vários, relógio
e) colégio, Cláudia, ônus.

61) (Inca) Grécia é a palavra que leva acento gráfico pelo mesmo motivo de uma outra palavra a seguir, qual?

a)  oráculo
b)  morrerás
c)  ambíguas
d)  intérpretes
e) português.

62) (TRE-MT) Segue a mesma acentuação de país a palavra:

a)   saúde
b)   grêmios
c)    aliás
d)   heróis
e)   táxi

Gabarito:

1) C  2) E  3) D  4) A  5) D  6) A  7) D  8) D  9) A  10) D  11) C  12) CERTO  13) ERRADO
Os vocábulos "e" e "é" são distinguidos quanto à morfologia, grafia e fonética. Os vocábulos “pôr” e “por” são distinguidos quanto à morfologia e à grafia, mas não em relação à fonética.  14) CERTO. O acento circunflexo é utilizado para distinções como, por exemplo, entre o verbo pôr e a preposição por, e ainda entre o verbo poder na terceira pessoa do presente do modo indicativo (pode) e o mesmo verbo na terceira pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo (pôde).   15) ERRADO  16) ERRADO
Segundo o velho acordo, as palavras “pó” e “só” pertencem à regra dos monossílabos tônicos e a palavra “céu” à dos ditongos abertos. No novo acordo, ambas estão nas regras das oxítonas; mas em subitens diferentes.  17) A  18) D  19) C  20) D  21) A  22) A  23) D  24) C  25) A  26) B  27) D  28) E  29) B
30) C  31) C  32) B  33) D  34) C  35) B  36) D  37) E  38) C  39) B  40) Proparoxítonas: África, método, lâmpada     Paroxítonas:  fóssil, possível, álbum, tórax    Oxítonas: pé, coração, cajá e armazém   41) E  42) D  43) C  44) A  45) D  46) B  47) E  48) C  49) B  50) B  51) B  52) B  53) B  54) B  55) C  56) E  57) D  58) B  59) A  60) A  61) C  62) A




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pontuação questões concursos e vestibulares

Pontuação

Os sinais de pontuação são marcações gráficas que servem para compor a coesão e a coerência textual além de ressaltar especificidades semânticas e pragmáticas. Veremos aqui as principais funções dos sinais de pontuação conhecidos pelo uso da língua portuguesa.

Ponto
1- Indica o término do discurso ou de parte dele.
- Façamos o que for preciso para tirá-la da situação em que se encontra.
- Gostaria de comprar pão, queijo, manteiga e leite.
- Acordei. Olhei em volta. Não reconheci onde estava.
2- Usa-se nas abreviações
V. Exª.
- Sr.

Ponto e Vírgula ( ; )
1- Separa várias partes do discurso, que têm a mesma importância.
“Os pobres dão pelo pão o trabalho; os ricos dão pelo pão a fazenda; os de espíritos generosos dão pelo pão a vida; os de nenhum espírito dão pelo pão a alma...” (VIEIRA)
2- Separa partes de frases que já estão separadas por vírgulas.
Alguns quiseram verão, praia e calor; outros montanhas, frio e cobertor.
3- Separa itens de uma enumeração, exposição de motivos, decreto de lei, etc.
- Ir ao supermercado;
- Pegar as crianças na escola;
- Caminhada na praia;
- Reunião com amigos.

Dois pontos

1- Antes de uma citação
Vejamos como Afrânio Coutinho trata este assunto:
2- Antes de um aposto
Três coisas não me agradam: chuva pela manhã, frio à tarde e calor à noite.
3- Antes de uma explicação ou esclarecimento
Lá estava a deplorável família: triste, cabisbaixa, vivendo a rotina de sempre.
4- Em frases de estilo direto
Maria perguntou: - Por que você não toma uma decisão?

Ponto de Exclamação
1- Usa-se para indicar entonação de surpresa, cólera, susto, súplica, etc.
Sim! Claro que eu quero me casar com você!
2- Depois de interjeições ou vocativos
- Ai! Que susto!
- João! Há quanto tempo!

Ponto de Interrogação
Usa-se nas interrogações diretas e indiretas livres.
“- Então? Que é isso? Desertaram ambos?” (Artur Azevedo)

Reticências
1- Indica que palavras foram suprimidas.
- Comprei lápis, canetas, cadernos...
2- Indica interrupção violenta da frase.
“- Não... quero dizer... é verdad... Ah!”
3- Indica interrupções de hesitação ou dúvida
- Este mal... pega doutor?
4- Indica que o sentido vai além do que foi dito
Deixa, depois, o coração falar...

PARÊNTESES ( () )

a) isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas.

Ex.: Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inúmeras perdas humanas.
"Uma manhã lá no Cajapió ( Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão. “ (O milagre das chuvas no nordeste- Graça Aranha)

Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.


Vírgula

É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.

Ex.: Lúcia, esposa de João, foi a ganhadora única da Sena.

Podemos concluir que, quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se pode separá-los por meio de vírgula.

Não se separam por vírgula:

predicado de sujeito;
objeto de verbo;
adjunto adnominal de nome;
complemento nominal de nome;
predicativo do objeto do objeto;
oração principal da subordinada substantiva (desde que esta não seja apositiva nem apareça na ordem inversa).
A vírgula no interior da oração

É utilizada nas seguintes situações:

a) separar o vocativo. Ex.: Maria, traga-me uma xícara de café.
A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.

b) separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem.

c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. 
Ex.: Chegando de viagem, procurarei por você.
As pessoas, muitas vezes, são falsas.

d) separar elementos de uma enumeração.
Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.

e) isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo.
Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.

f) separar conjunções intercaladas.
Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.

g) separar o complemento pleonástico antecipado.
Ex.: A mim, nada me importa.

h) isolar o nome de lugar na indicação de datas.
Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001.

i) separar termos coordenados assindéticos.
Ex.: "Lua, lua, lua, lua,
por um momento meu canto contigo compactua..."  (Caetano Veloso)

j) marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo).
Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir)

Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula. Ex.: Conversaram sobre futebol, religião e política.

Não se falavam nem se olhavam./ Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório.

Ex.: Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.

A vírgula entre orações

É utilizada nas seguintes situações:

a) separar as orações subordinadas adjetivas explicativas. 
Ex.: Meu pai, de quem guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.

b) separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção e ). Ex.: Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho. Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.

Há três casos em que se usa a vírgula antes da conjunção:

1) quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes.
Ex.: Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.

2) quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto). Ex.: E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.

3) quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, conseqüência, por exemplo) Ex.: Coitada! Estudou muito, e ainda assim não foi aprovada.

c) separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal.

Ex.: "No momento em que o tigre se lançava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - José de Alencar)

d) separar as orações intercaladas. Ex.: "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando..."

Essas orações poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo travessão. Ex.: "Senhor - disse o velho - tenho grandes contentamentos em a estar plantando..."

e) separar as orações substantivas antepostas à principal.
Ex.: Quanto custa viver, realmente não sei.



ASPAS ( “  ” )

a) isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares.

Ex.: Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador.
A festa na casa de Lúcio estava “chocante”.
Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.

b) indicar uma citação textual.

Ex.: “Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. ( O prazer de viajar - Eça de Queirós)

Se, dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples. ( '  ' )

Recursos alternativos para pontuação:
Parágrafo ( §  )
Chave ( {  } )
Colchete ( [  ] )
Barra ( / )


Fonte: infoescola.com
         coladaweb.com

Questões de concursos e vestibulares sobre pontuação

1) A pontuação está inteiramente adequada na frase:

a) Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.
b) Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.
c) Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.
d) Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas ideias de seu tempo?

2) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:

a) A vida como, a antiga Tebas, tem cem portas.
b) A vida como a antiga Tebas tem, cem portas.
c) A vida, como a antiga Tebas, tem cem portas.
d) A vida como a antiga Tebas, tem cem portas.


3) Assinale o período de pontuação correta:

a) Se alguém vier com perguntas a que você não sabe responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.
b) Se alguém, vier com perguntas a que você não sabe, responder, será mais honesto dizer que vai estudar o assunto.
c) Se alguém vier, com perguntas a que você não sabe responder será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.
d) Se, alguém vier com perguntas, a que você não sabe responder, será, mais honesto, dizer que vai estudar o assunto.

4) Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação correta.

a) Em um estado com área de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o segundo maior da Federação brasileira, e com 20% da população - de 7 milhões de habitantes - na capital, já destituída de função produtiva de significação, o tema da redivisão territorial deveria ser fundamental. Mas, contrariando a lógica e o bom senso, isso não ocorre no Pará.
b) A eventualidade do retalhamento do estado, para a formação de novos estados emerge apenas episodicamente. Quando surge, é tratada como urgência e emergência. Uma vez cessado o risco de mudança, a letargia devolve, o tema, quase à estaca zero, ao ponto de partida.
c) À semelhança de quase toda a elite local a imprensa se assustou, mais uma vez com a possibilidade de desmembramento do Pará. Em vez de examinar o problema racionalmente, a mídia, simplesmente se danou a dar gritos de alerta, e a bradar contra a ameaça.
d) O mote fundamental da posição contrária ao desmembramento do estado é congênito: quem nasceu no Pará atual, não quer morrer em um Pará diferente. Dificilmente razão desse porte, conseguirá deter o avanço da reivindicação e da mobilização, pela criação de novos estados dentro do que hoje, é área única do Pará.


5) (EXERCÍCIOS DE PONTUAÇÃO) Assinale a alternativa em que o trecho - No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. - reescrito, encontra-se corretamente pontuado.

a) No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
b) Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente.
c) No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.
d) Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente.


6) Quanto ao uso da vírgula nos trechos abaixo, assinale a opção que apresenta justificativa de emprego INCORRETA.

a) "Hoje, essa visão..." - para separar o adjunto adverbial deslocado.
b) "começa a perder força, já que as empresas..." - para separar a oração subordinada da principal.
c) "afirma Maria Carlota Boabaid, pedagoga e mestra em Administração de Empresas," - para isolar o aposto.
d) "pedagoga e mestra em administração de empresas, que atua na área de Gestão de Pessoas." - para separar a oração subordinada adjetiva restritiva.

7) É preciso suprimir a(s) vírgula(s) da frase:

a) Tão logo analisada, a medida gerou uma cadeia de diferentes reações.
b  Discussões e polêmicas, como se sabe, são inerentes à vida democrática.
c) Em muitos outros países, como no nosso, a medida alcançou grande repercussão.
d) Não há como não esperar, que haja tantas reações a uma medida tão intempestiva.

8) A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:

a) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação. Ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
b) O padrão culto do idioma - além de ser uma espécie de marca de identidade -, constitui recurso, imprescindível, para uma boa argumentação. Ou seja: em situações, em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
c) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade, constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação, ou seja, em situações em que a norma culta, se impõe transgressões, podem desqualificar o conteúdo exposto e até mesmo desacreditar o autor.
d) O padrão culto do idioma, além de ser uma espécie de marca de identidade constitui recurso imprescindível para uma boa argumentação; ou seja: em situações em que a norma culta se impõe, transgressões podem desqualificar o conteúdo exposto e, até mesmo, desacreditar o autor...

9) "Podem me chamar de porco chauvinista. Mas feminista ao volante me tira do sério." Este trecho admite algumas outras pontuações. Assinalar a alternativa cuja pontuação seja inadmissível.

a) Podem me chamar de porco chauvinista, mas feminista ao volante me tira do sério.
b) Podem me chamar de, porco chauvinista. Mas feminista ao volante me tira, do sério.
c) Podem me chamar de porco chauvinista, mas feminista, ao volante, me tira do sério.
d) Podem me chamar de porco chauvinista. Mas feminista, ao volante, me tira do sério.

10) Em um dos períodos abaixo, há uma vírgula usada erradamente no lugar do ponto-e-vírgula. Assinale-o:

a) Avançamos pela praia, que já não era como a outra. Os pés afundavam na arei fofa, canavial não se via, só coqueiro.
b) As crianças estavam alvoraçadas e correram para o jardim, o palhaço já tinha chegado e, alegremente, pusera-se a cantar.
c) Às vezes, eu quero chamar sua atenção para esse problema, ele, porém, não permite que se toque no assunto.
d) Sempre fiel a seus princípios, o velho indígena recusou a ajuda dos missionários, convocou os guerreiros e decidiram partir dali.

11) (Colégio Naval)

(1) Ilustre e altiva raça lusitana,
Criadora e tenaz, modesta e sóbria,
Sempre disposta estás a olhar de frente
O destino por mais amargo e duro!

(5) Raça oriunda de Luso, esse pastor
Filho de Baco e rei da última Tule,
Raça contida em terra tão pequena,
E que no incerto mar mundos colheste.
A contemplar o Atlântico deserto,

(10) Vives sempre a rever, verdes caminhos,
Por onde os teus varões se assinalaram.
(Soneto a Portugal, Augusto Frederico Schmidt)

De acordo com a norma gramatical, o uso da primeira vírgula, no verso 10:

a) está correto, pois isola um vocativo;
b) está incorreto, pois não se separa objeto direto que segue imediatamente ao seu verbo transitivo;
c) é indispensável por motivo de ênfase;
d) se justifica pela anteposição do adjetivo, na expressão verdes caminhos;
e) está incorreto por separar sujeito e predicativo.

12) (EPCAR) “Ao homem, deu-lhe Deus a sensibilidade para amar o bem.” Empregou-se a vírgula para:

a) pôr em destaque uma expressão;
b) separar uma expressão na ordem inversa;
c) realçar um objeto indireto pleonástico;
d) separar um aposto;
e) dar ênfase a uma circunstância.

13) (ITA) Assinale a opção cujos sinais, indicados entre parêntese, não permitem pontuação correta para as frases abaixo:

a) Se a felicidade é proporcional à renda é irrespondível a causa das máquinas se não a questão toda
precisa ser examinada. (2 vírgulas e 1 ponto-e-vírgula)
b) “O mau médico encarece a enfermidade e não lhe dá remédio o mau conselheiro exagera os
inconvenientes e não dá meio com que os melhorar.” (3 vírgulas e 1 ponto-e-vírgula)
c) “O beijo das mulheres sérias é frio faz a gente espirrar o das mulheres ardentes gasta-nos os
lábios... e o dinheiro.” (1 dois pontos e 1 ponto-e-vírgula)
d) Chamava-se Isolina a amiga que a consolava Piedade. (1 vírgula e 1 ponto-e-vírgula)
e) “Depois dos pais que recebem o nosso primeiro grito o solo pátrio recebe os nossos primeiros
passos é um duplo receber que é duplo dar.” (3 vírgulas e 1 dois pontos)

14) (UFRRJ) No período,“A fé, que é a mola do crente, sustenta e impulsiona a máquina do mundo”, a oração “que é a mola do crente” está entre vírgulas, porque:

a) eqüivale a um aposto;
b) está em ordem indireta;
c) o autor quis destacar o conceito de crença;
d) é uma oração adverbial;
e) é uma oração substantiva completiva.

15)  (ESPCEX) Justifica-se o emprego da vírgula assinalada na seguinte passagem:

a) “já lá vão muitas páginas, falei das simetrias (...)”
b) “(...) falei das simetrias, que há na vida.”
c) “Há duas diferenças. A primeira, é que nela o mal é puro e confessado reumatismo.”
d) “(...) nela o mal é puro, e confessado reumatismo.”

16) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a explicação para o emprego das vírgulas está errada:

a) “Zilda, a dona da casa, arrumara a mesa desde cedo.” (isolam o aposto)
b) “E, para adiantar o expediente, vestir a aniversariante logo depois do almoço.” (destacam a oração adverbial)
c) “Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena.” (separam predicativos)
d) “O ponche foi servido, Zilda suava, nenhuma cunhada ajudava propriamente.” (separam orações coordenadas assindéticas)
e) “e de costas para a aniversariante, que não podia comer frituras, eles riam inquietos.” (isolam a oração adjetiva explicativa)

17) (EFOMM) Ocorre pontuação inaceitável em:

a) Colega, ainda que mal pergunte, que negócio é esse?
b) Se queres distrair-te, ouve cantores franceses.
c) Pedro era entre todos os empregados, o mais fiel.
d) Perdôo-te; espero, porém, que não reincidas no erro.
e) Não creia naqueles que não acreditam em ninguém.

18)  (EFOMM) A opção em que está correto o emprego do ponto-e-vírgula é:

a) Solteiro; foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
b) Solteiro, foi um menino turbulento; casado, era um moço alegre; viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
c) Solteiro, foi um menino; turbulento, casado; era um moço alegre viúvo, tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
d) Solteiro foi um menino turbulento, casado era um moço alegre, viúvo; tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.
e) Solteiro, foi um menino turbulento, casado; um moço alegre, viúvo; tornara-se uma pessoa de semblante sombrio.

19) (CARLOS CHAGAS-BA) Instruções para as questões de números 8 e 9: Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação, assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta: CERTO

 a) Pouco depois, quando chegaram, outras pessoas a reunião ficou mais animada.
 b) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
 c) Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunião ficou mais animada.
 d) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião, ficou mais animada.
 e) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou, mais animada.

20) (IBGE) Assinale a seqüência correta dos sinais de pontuação que devem ser usados nas lacunas da frase abaixo. Não cabendo qualquer sinal, O indicará essa inexistência: 

Aos poucos .... a necessidade de mão-de-obra foi aumentando .... tornando-se necessária a abertura dos portos .... para uma outra população de trabalhadores ..... os imigrantes.CERTO
 
A) O - ponto e vírgula - vírgula - vírgula
 B) O - O - dois pontos - vírgula
 C) vírgula, vírgula - O - dois pontos
 D) vírgula - ponto e vírgula - O - dois pontos
 E) vírgula - dois pontos - vírgula - vírgula
 

Gabarito:

1) A  2) C  3) A  4) A  5) B  6) D  7) D  8) A  9) B  10) C  11) D  12) C  13) B
14) A  15) A  16) C  17) C  18) B  19) C   20) C